segunda-feira, 24 de março de 2008

O feliz é um fingidor

Felicidade é um hábito. E como qualquer outro é preciso tomar a decisão de praticá-lo. É igualzinho a ler, comer comida japonesa ou jogar basquete. Requer treino, paciência, dedicação, habilidades específicas etc. Ninguém come o primeiro sashimi com gosto, se deliciando e ansiando pela segunda fatia. Maria Bethânia e Omara Portuondo me questionaram outro dia: "Quem disse que sorrir é ser feliz...?". Mas o que é felicidade senão uns sorrisos aqui, uns u-hus! acolá e meia dúzia de comentários entusiasmados? Aliás, o que é "ser"? Se todos juram que você é, mas você jura que não é, você é ou não é? E também, se não for que diferença faz se para o mundo você é?Ainda assim, se você for aquela pessoa prepotente que acha que a sua opinião sobre si mesmo prevalece a dos demais, mesmo que todo o resto concorde, raciocine comigo: você é infeliz. E sabe que é. Mas vai ganhar o que posando de infeliz por aí? Tirando onda de sofredor?
As pessoas, que não são bobas nem nada, em busca da felicidade (mesmo que seja sugando a alheia), vão se afastar. Aí, f.... Você já está no buraco, sabe disso, só não se deu conta ainda que está cavando. Para baixo!
Mas entenda bem, você tem que ser profissional no ramo. Não é aquele fingidor de pose de foto, que abre aquele sorriso e depois volta ao normal (desconfie de quem abre um sorrisão em fotos). Aquele que ao cumprimentar o convidado sorri e vira a cara já escondendo os dentes. Seja competente. Vamos lá! As pessoas também não são idiotas. Vão começar a te chamar de histérico, artificial e paranóico se você começa a gargalhar a um simples: "Ontem comi macarrão." O pulo do gato está na dosagem. O quanto e quando agir. Alguns PHDs no assunto vão perceber qual é a sua. Mas aí, fazer o que né?!Então, finja! Mas finja bem, com vontade. Garanto que vai convencer muita gente. O difícil é convencer a si próprio.

*

Tristeza não tem fim felicidade, sim...
A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve mas tem a vida breve precisa que haja vento sem parar...

A felicidade do pobre parece a grande ilusão do carnaval,
A gente trabalha o ano inteiro por um momento de sonho pra fazer a fantasia
de rei, ou de pirata, ou jardineira e tudo se acabar na quarta feira
Tristeza não tem fim felicidade, sim...
A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila depois de leve oscila e cai como uma lágrima de amor
A minha felicidade está sonhando nos olhos da minha namorada
E como esta noite passando, passando em busca da madrugada

Falem baixo por favor pra que ela acorde alegre como o dia
Oferecendo beijos de amor
Tristeza não tem fim

Um comentário:

Anônimo disse...

Voce precisa ler "O Segredo"!

aposto que vai ser mais feliz.