terça-feira, 15 de setembro de 2009

Expectativa

Numa faculdade de marketing não se aprende muita coisa. São basicamente 8 períodos de muita enrolação com matérias inúteis que ensinam coisas que alguém com uma boa dose de bom senso poderia descobrir por si só. Mas uma aula que vale a pena é a que fala das EXPECTATIVAS.

Satisfação = expectativa – produto/serviço entregue.

Dessa fórmula, surgem vários desdobramentos mercadológicos. O mais óbvio deles é que quanto melhor o produto/serviço entregue maior vai ser a satisfação. Mas você pode mexer com a outra variável do seu cliente. A expectativa.

E assim na vida.

Os mais felizes são os que menos esperam. Quanto menos se espera mais satisfeito se sai. Quanto mais satisfeito se sai, menos frustrado se fica. Quanto menos frustrado se fica, mais feliz se é. É quase que matemático. Quase nada, é matemática pura. Pela regra lá da substituição da equação (aprendida no colégio e não na faculdade) pode-se dizer que expectativa é inversamente proporcional à felicidade.

Não falo daquele pessimista ou amargo que não espera nada de ninguém por orgulho ou rancor. Falo daquele que não espera nada de ninguém porque não precisa esperar. Daquele que tem dentro de si o que é necessário para não projetar nos outros seus anseios.

Ok, ninguém se basta. Também acredito nisso. Então me deixe reformular.

[...]

Tá, não consegui reformular. Não consegui porque não sei deixar esperar a coisa das pessoas.

Acho que aqueles que aparentam não esperar nada de ninguém, na verdade, são aqueles que pulverizam de quem esperar. Sabe aquele papo de colocar todos os ovos numa mesma cesta? Pois então, dá errado. Porque não há cesta que te atenda fulltime.

Então é isso. Assim como outra aula da faculdade de marketing (começando a repensar a utilidade da minha graduação) dizia, temos que diversificar os investimentos. Vai que o mercado acaba?! A matéria-prima seca?! Ou muito pior, algum outro produto toma o seu cliente!

*

Suzana, reserve meu colchão pela França. E retome algum blog, nem que seja em francês. Já não basta sua ausência física? Quer nos privar das palavras escritas?

5 comentários:

Anônimo disse...

Olha tb tenho que repensar a minha faculdade....nao por questoes de materia prima ou cliente ...até pq alunos sempre tem.... mas essa historia de correnpoder as expectativas ...tb é complicado.... pq nem sempre sou o professor que os alunos esperam e logo...eles sao sao os alunos que eu espero.....
c' est la vie ....tentando cativar suzana pra mais um colchao!

Anônimo disse...

Já sei... Vou criar expectativas para quando for visitar a Suzana. Também quero um colchão!Na verdade to precisando me isolar e a França me parece perfeita... claro que segundo minhas expectativas.

marianna disse...

bom ver o blog ressucitado.

a ideia de pulverizar as expectativas é boa. problema é pensar assim quando nos aparece alguém que aparenta merecer TODAS as expectativas. convencer-se do contrário é difícil.

sobre os colchões na frança: já contabilizei umas 4 reservas. suzana vai gastar uma grana com eles.

André Lima disse...

É, marianna. Exatamente meu dilema. Pior do que ter que arrumar novos ovos é se dar conta que todas as outras cestas se foram eqto vc estava focado naquela única.

Anônimo professor. Mmmm...desconfio

marianna disse...

eu esqueci de dizer que acho que não se aprende muita coisa em qualquer facudlade de comunicação.

sobre cestas e ovos...se uma cesta uma vez foi sua, ela sempre pode voltar a ser.

tamo bons de metáfora