terça-feira, 29 de setembro de 2009

Instruções complexas para coisas simples

Instruções para mim mesmo. Não tenho pretensão de instruir ninguém a nada. Afinal, não acredito no ensino, apenas no aprendizado. Mas que a vida seria mais fácil com instruções para coisas simples (ou não tão simples) como sorrir e chorar, ah seria.

Instrucciones para llorar
Dejando de lado los motivos, atengámonos a la manera correcta de llorar, entendiendo por esto un llanto que no ingrese en el escándalo, ni que insulte a la sonrisa con su paralela y torpe semejanza. El llanto medio u ordinario consiste en una contracción general del rostro y un sonido espasmódico acompañado de lágrimas y mocos, estos últimos al final, pues el llanto se acaba en el momento en que uno se suena enérgicamente. Para llorar, dirija la imaginación hacia usted mismo, y si esto le resulta imposible por haber contraído el hábito de creer en el mundo exterior, piense en un pato cubierto de hormigas o en esos golfos del estrecho de Magallanes en los que no entra nadie, nunca. Llegado el llanto, se tapará con decoro el rostro usando ambas manos con la palma hacia adentro. Los niños llorarán con la manga del saco contra la cara, y de preferencia en un rincón del cuarto. Duración media del llanto, tres minutos.

Julio Cortázar

Instruções para sorrir
Independente do motivo, apenas sorria. Não ria, gargalhe, trema. Mova apenas o rosto. Mãos na barriga, chacoalhar dos ombros e balançar das pernas estão fora do contexto. Apenas aumenta a distância entres os cantos da sua boca até onde achar que deve. Cuidado, em exagero pode parecer desespero. Dentes, apenas de leve. Não mostre todos. Boca fechada, claro. Nada de separar os dentes de cima com os de baixo. Discrição é a palavra de ordem. Se virem você sorrir ótimo. Passou de trina segundos, amarelou.

andrelima

4 comentários:

Faber disse...

Acho que o 7 presente em você não se conteve e tomou as rédeas do post. A tênue fronteira entre a instrução e a regra foi ultrapassada.

marianna disse...

esse lance de sorrir, tem uma música aí do frejat que fala alguma coisa como: vc vai aprender que sorrir é bom, mas sorrir de tudo é desespero.

sem querer citar frejat onde já temos cortazar e andrelima, porque nem se compara. mas lembrei porque vc fala parecido. e me parece que é verdade.

sobre o comentário do faber: sagaz!

André Lima disse...

Faber, qual a diferença de uma instrução ou uma regra senão a imposição da mesma, certo?
Sorria e chore como achar melhor! Essas são, de fato, instruções.

Anônimo disse...

Nice fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.