terça-feira, 22 de setembro de 2009

O garimpo

Tenho preguiça de garimpar.
Por isso leio blogs de séries. Por isso leio críticas de filmes. Por isso sempre quero saber a opinião sobre restaurantes, livros, peças etc. Dá uma boa selecionada e corro poucos riscos nessas áreas.

Mas em relação à gente fica mais difícil. Sou da opinião que 90% (ou mais) das pessoas no mundo não valem à pena. Por diversos motivos, mas geralmente envolve carência que desencadeia vaidade, insegurança, egoísmo etc.

Sou também da opinião (o “cheio de opinião” sumiu por falar nisso hein, Suzana) que gostar/se dar bem com alguém é uma coisa muito particular e depende de tanta coisa além das duas pessoas envolvidas que não dá, simplesmente, pra “ler uma boa crítica” de Fulano e ir atrás.

Adentrar um ambiente novo, uma sala de aula, por exemplo, e ver aquelas 10 pessoas que nunca vi na vida e não tenho referência nenhuma sabendo que, provavelmente, apenas uma vai ser legal dá muita preguiça. Garimpar um a um até descobrir aquela pessoa que você vai conseguir se relacionar sem esforços sociais.

Tudo bem que tem os que revelam logo de cara os malas que são. “Oi, sou mala, quer seu meu amigo?!” Tem os que são mais discretos. Malas passivos. Enfim, o não-mala é um só e não será seu primeiro contato. E, claro que não TENHO que ir atrás de ninguém. Mas alguém interessante faz as coisas ficarem muito melhores.

Minha tática: observar. Muito. Antes de agir. Ou nunca agir. Preguiça. Amigos dos amigos já é alguma coisa. Mas também não garante nada. Tem muita gente legal fazendo caridade pra chatos por aí. E o legal é relativo.

*

Quero ser repetitivo não, mas Suzana, é janeiro hein. Não me venha com essa de saudadinha do Brasil e visitar o povo daqui nas suas férias da faculdade de lá. Esteja na França em janeiro para me receber.

*

Sobre os Emmys. Chato, chato e chato. O único prêmio que me deu gosto de ver foi o para Toni Collette. Não era esperado, ela merece e a série tem vida longa.

*

O negócio é voltar a estudar.

3 comentários:

Daniel disse...

Olha ele atualizando o blog. Tenho que tomar vergonha na cara e fazer o mesmo, mas falta vontade.

Faber disse...

Acho que essa onda de não atualizar blogs contagiou geral.

Suzana disse...

vc vem mesmo?!
pode vir, a sala eh ampla. e o frio eh grande.
marisa deve vir tb, eu acho!
uhuuu, a gente vai se aquecer juntooos \o/

sobre o texto, fico imaginando a preguica q eu vou sentir quando entrar numa sala de aula amanha.