segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A política vista de dentro

Lembram do “amigo” candidato? Pois é, não passou da candidatura mesmo. Nada muito surpreendente. Quer dizer, para mim não foi. Já para ele...

MENSAGEM AOS AMIGOS - ELEIÇÕES 2008
A data é um prenúncio. Outras eleições virão pela frente.

Sem dúvida domingo foi o dia mais triste da minha vida. Todo o trabalho acabou no telão em frente ao TRE com exatos 4617 votos.

Fui iludido pela política. Achei que seria possível entrar na polítca com uma história de luta. Com um bom trabalho no movimento estudantil. Com uma campanha que prega o fim das placas, da exploração dos sujeitos que seguram a mesma, o fim dos centros sociais, o fim da compra de voto. Acreditei que pelo menos 40% das pessoas que falavam 'eu voto em você' iam de fato votar. Com toda certeza, nem 1% votou.

“A gente se vê!’
“Me liga”
“Passa lá em casa”
“Vou votar em você”
Carioca é fogo mesmo. Fala tudo da boca pra fora.

Vi nesse tempo o absurdo que acontece na política. A forma como a mídia manipula. Fui vítima disso. Com certeza, nunca na história dessa cidade, um candidato de 4000 votos incomodou tanto. Foram diversas reportagens contra e um movimento covarde de alguns alunos e diversos professores da Faculdade que sempre fiz tudo para ajudar. Pessoas que eu nunca fiz mal.
Olha, nunca um candidato com qualquer quantidade de votos me incomodou tanto. Mas confesso que foi divertido ler os textos.

A campanha teve milhões pontos positivos. Foi um ano de trabalho com poucas noites de sono e muitas amizades. Descobri que tenho verdadeiros amigos. Pessoas que lutaram cada momento e nunca se entregaram. Que me defenderam sempre. Conheci todos os bairros e locais da cidade. Vi que na política, ao contrário do que se pensa, existem diversas pessoas de bem. Tenho certeza que escolhi o Partido certo. Pude ter certeza que tenho o melhor pai e a melhor mãe do mundo.
Milhões de pontos positivos. Já votos, só 4617.

Infelizmente, perdi. Como está difícil contar tudo que aconteceu de bom e de ruim nessa campanha, quatro frases que escutei durante a campanha resumem tudo o que vivi nesse ano:

- 'Acreditem no que eu vou falar. Tinha dois filhos. Um morreu em um acidente de carro, outro em um outro acidente na rio manilha, e vou votar em vocês por eles'

Super triste e tal. To comovido. Mas perdi a relação da perda dos filhos com a escolha do voto.

- 'Segure e guarde para sempre a oração de São Judas Tadeu. Ele vai te ajudar. Você merece vencer'

Tem que guardar pra sempre. Depois que cumprir essa missão, aí sim você vai ganhar.

- 'Cara vou te ajudar nessa. Não tem sentido dois candidatos jovens. Nós dois juntos ficamos fortes e podemos ganhar essa campanha. Não quero um centavo em troca.'

- 'Filhão, vamos embora desse lugar. Não aguento mais te ver sofrer'.

Muito obrigado a todos que me ajudaram nessa luta!!!!!

Tem um cara lá em cima que está olhando tudo isso!!! 'Vamo que vamo'!

César Maia?! Sergio Cabral?! Aécio?

Não desistam da política. A política precisa de pessoas de bem!

Foi iludido pela política, mas não larga o osso, né?

FORTE ABRAÇO!

5 comentários:

Anônimo disse...

outro procê.

Faber disse...

praticamente uma versão local do lula, hein... 'nunca antes na história desta cidade'...

Vitor Castro disse...

a pergunta que não quer calar: andré, você que se aproveitou da pizza - e nem chamou os amigos - está ou não entre os 4617?

Suzana disse...

não contive as lágrimas.
meu coração apertou quando me lembrei que eu poderia ter sido o 4672o. voto.

desculpa, amigo do andré.
da próxima vez, me pagando um rodízio no porcão rio's, eu voto e não se fala mais nisso. (por favor.)

Anônimo disse...

Faber, eu notei isso.

Sei que tô atrasada, mas não resisto, tenho que comentar:

"Achei que seria possível entrar na polítca com uma história de luta. Com um bom trabalho no movimento estudantil."

...mas sem nenhum dos dois, como ele conseguiu a façanha de se desiludir?

"A forma como a mídia manipula. Fui vítima disso."

...e eu fui vítima da sua total falta de vergonha na cara, e daí?

Vai chorar na cama, que é lugar quente!