sexta-feira, 23 de maio de 2008

O lobo-ignorante

Para mim, ninguém quer fazer o errado!

Se fez, é porque achou que era certo. Achou que o resultado daquela atitude ia melhorar de alguma forma sua vida. Que o saldo, mesmo tendo algumas perdas, seria positivo. O erro é fruto da ignorância, da burrice, da cegueira.

E não me venha com esse papo de que certo e errado não existem. Que eles não são absolutos, eu concordo, mas que eu tenho o meu e você tem o seu, ah isso temos. Tem temas que são menos controversos (não mate) e outros mais individualizados (religião).

Mas podemos falar de situações mais corriqueiras – que são até as que me fizeram escrever esse post – como dar um fora naquela pessoa, ir naquele lugar que você não quer só para agradar ao outro, aquela mentira verdadeira que não vai fazer mal a ninguém, contar aquela fofoca que você ficou sabendo etc.

Vamos ao bom e velho exemplo, porque sem ele não sou nada: você é convidado para um programa por um/a amigo/a. Por algum motivo que não importa você não quer ir. “Então, sabe o que é, uma gripe que já está me rondando desde a semana passada. Até com labirintite acho que estou.” Você feliz em casa ou em qualquer outro lugar que não o para qual foi chamado e seu/sua amigo/a feliz com as outras pessoas que chamou e acharam certo ir. Ah, a abençoada ignorância. Mas eis que a malvada da informação chega aos ouvidos do seu/sua amigo/a. Deu merda!

Se você soubesse que isso ia acontecer, ia ter mentido? Óbvio que não! Deu errado. Assim como o contrário se aplica. Você fala a verdade a pessoa fica puta e dá merda igual. Ia ter falado a verdade se soubesse?

Se fizermos um teste aqui do tipo: marque com um X a resposta correta ( ) Certo ( ) Errado você responderia a todas, com sua opinião. Agora a grande e fedida merda é o tal do contexto. Essa praga que relativiza absolutamente tudo!
Matar é errado, sem dúvida! Mas se o cara tiver com uma arma apontada para você...
Abandonar um filho é....você sabe! Mesmo no caso de você já odiá-lo mesmo antes de nascer por se fruto de um estupro?
Mentir é errado, concorda?! A não ser que a verdade magoe ainda mais...
Se anular pelo/a outro/a é batata. Dá merda! Mas e se aquela for a única maneira de estar próximo...
Pedir para dizer que não está quando alguém te liga! Ah, que isso. Não faz mal a ninguém. Será?!

Todo esse contexto serve para comprometer o seu julgamento. Para você achar que a besteira compensa. Que aquilo vai tornar seu erro num grande acerto.

Fato é: tudo é relativo e a maldade não existe. O que existe são verdades pessoais inseridas em contextos únicos e em mentes muito deturpadas.

*
Essa é a última vez que escrevo nesse blog com a mesma motivação na cabeça. Sei que a motivação não lê isso aqui e se lê, o faz escondido. Até ontem não era, mas hoje, é o certo. Espero que amanhã também seja...

4 comentários:

Anônimo disse...

"The greatest trick the devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."

"I trust people, its the devil inside them I dont trust"

...hahaha, é por isso que adoro cinema...

mesmo assumindo que os conceitos de certo e errado variam de pessoa para pessoa, e que podem ser relativizados pelo contexto, não acredito que as pessoas fazem sempre o que acreditam ser certo.

acho que fazemos o que acreditamos ser mais conveniente. alguns se esforçam para se convencer de que o conveniente é o certo, outros não.

talvez tudo possa ser relativizado, mas nem tudo é relativo. isso me soa como discurso de advogado...

André Lima disse...

Não estou tentando eximir ninguém de culpa por isso. Apenas constatando que em algum momento elas achavam que ia dar certo. Para elas, claro. O mundo é egoísta, talvez tenha esquecido de falar isso. Mas não dá para dar certo só para você, dá?!

Anônimo disse...

mas achar que vai dar certo é diferente de achar certo

Vitor Castro disse...

ok, ok. certo errado. errado certo. mas 'motivação na cabeça'? só estou na sexta cerveja e já com dificuldades de entedimento?