segunda-feira, 12 de maio de 2008

A risada

Engana-se quem acredita que a risada é uma demonstração de alegria, felicidade.

Quando rimos, estamos, na verdade, nervosos, tensos, desconfortáveis, mas tentando disfarçar tudo isso. E o volume e escândalo do riso são diretamente proporcionais ao nível de desequilíbrio da pessoa que o profere.

Pensa nas situações que você ri. Não é sorri, é ri, risada, gargalhada. Tem aquela comédia escrachada que fala sobre a família ou situações de trabalho. A comédia inteligente, sutil que insinua as loucuras dos relacionamentos ou as ironias da vida. Humor negro que fala das atrocidades que se comete por aí. Piadas mais ou menos bobas, de Joãozinho, Mariazinha, Juquinha. Tirinhas da Mafalda, Garfield ou Hagar. Chaves, Chapolin, Charles Chaplin. Tombo dos outros. Enfim, o que interessa é que quanto mais você se vê naquela situação mais engraçada você vai achá-la. Se o comediante retrata ali aquela situação ridícula que você passou outro dia, por que rir? Você sabe que é ridícula, você passou por aquilo, mas ainda sim está lá, rindo sem parar. E sem papinho de "Eu tenho bom humor, sei rir de mim mesmo!". Repara só: quanto menos intimidade você tiver com alguém, mais alto ela vai rir da sua piada.

Está mesmo é sem graça. Fica tenso. E para desviar a atenção, inclusive a sua, desse fato, você ri. Nós rimos. Ele riem. Vós ríeis.

Considere as manifestações físicas da risada. Quanto mais você ri, mais se contrai. Quanto mais você fica tenso mais se contrai. Tá, até aí você pode dizer que qualquer espirro é sinal de tensão, já que também se contrai. A gargalhada alta, a risada barulhenta se assemelham a uma manifestação de histeria, quase um grito socorro. Tem gente que começa rindo. E aí assim, com uma facilidade tremenda, como se não tivesse nada separando os dois sentimentos, vai para o choro. Os dois altos, barulhentos, carentes.

E as pessoas que têm acessos de riso em situações tensas? Riem em funeral, riem antes de uma prova, riem diante de alguém com autoridade. Parecem hienas nervosas prontas para serem devoradas pela situação. Chegam a fazer careta ao rir. Alegria, felicidade? Sei não...

A risada é, na verdade, um ato desesperado de externar a angústia que se está sentindo. É justo, válido e necessário para muita gente. Mas, cá para nós, eu não confio muito em gente que ri muito e alto.

Prefiro a beleza de um bom e sereno sorriso. Este sim, sincero, sem necessidade de se mostrar, de chamar a atenção do outro para nada. Nem da sua carência, nem do seu desespero. E o sorriso tem sim sua graduação. Tem o de canto de boca, o sorriso de orelha a orelha, o que mostra todos os dentes. Estes sim, felizes e alegres.

=)

8 comentários:

Faber disse...

Eu concordo até certo ponto. Mas não me sinto confortável com a idéia de colocar todas as risadas e gargalhadas altas e barulhentas dentro da mesma caixinha com uma etiqueta escrita "Nervosismo, Desespero e afins".

Anônimo disse...

Concordo com o Faber Dupla!!

Acho sim q existem momentos nos quais garagalhamos ou damos risadas altas e descontroladas pq estamos tensos e/ou nervosos!!

Quem nunca fez isso q atire a primeira pedra!!!!!

Mas Também acredito na verdade de uma gargalhada em determinados momentos.

Tudo tem q ser avaliado dentro de um contexto... se excuirmos as coisas que cercam e causam as ações elas ficam soltas e sem sentido ... como uma gargalhada de nervoso!!

Anônimo disse...

ops!! Excluirmos!! rsrs

Clarissa Mello disse...

Discordo. Você quando acha algo engraçado - e de verdade - é o primeiro a rir altinho...num vem não...

Vitor Castro disse...

trabalhe com um cara louco na mesma sala (quando ele vai), com uma garot que tem umas tiradas engraçadas. e de vez em quando pare pra beber com esse povo, acompanhado de mais uns três amigos. Ou então, encontre com aquele primo engraçado, que conta as mesmas histórias toda vez e que continuam engraçadas. Pra melhorar aparece um amigo do seu irmão que é ainda mais engraçado. você gargalha, doi a barriga, e no estado alcoolico que geralmente estou, não estou nada nervoso ou desperado.

Suzana disse...

esse seu post vai terminar com amizades, andré.
hoje, eu e marianna tivemos uma discussão feroz por conta dele.

eu concordo até o momento em que vc generaliza... =/

André Lima disse...

Suzana, é na generalização que está a grande questão.
Seria impossível discordar que a felicidade não é o único gerador de risadas.
Mas eu, que quase sempre sou contra generalizações, afirmo que a felicidade NUNCA é geradora de risadas.
E olha que já pensei sobre isso bastante. Você sabe que essa idéia é de longa data...
O papo de vcs duas deve ter sido às gargalhadas então, né?! (entendeu?! tenso --> gargalhadas...hehe)

Anônimo disse...

nossa, me chamou de louca desequilibrada e indigna de confiança... ó-quêi!

HAUhuAHuhAuhUAhAUhuahuahuahuaHÁ!

pegou essa?

realmente não acho que o riso seja fruto da felicidade, mas também não acho que seja um "ato desesperado de externar a angústia". acho q o riso gera felicidade, quimicamente falando, por isso rimos desesperadamente em situações tensas, mas não só. Acho que rimos quando temos a chance de nos sentir melhor, independentemente de estarmos ou não precisando desesperadamente disso.