terça-feira, 13 de maio de 2008

Irmãos bobagem

Dois irmãos adolescentes, um de 11 outro de 13, conversam. Eles sempre foram noveleiros. Assistiam Rei do Gado em especial. O de 11 era um 3, já naquela época. E o de 13 um 6 convicto. (para entender a classificação, aqui). Durante uma conversa, o de 11 solta a frase:

“Pirilampo e Saracura
Vito é feio e não tem cura”


Nada foi o mesmo depois daquilo.

Pirilampo e Saracura eram personagens da novela interpretados por Almir Sater e Sergio Reis.
A reação imediata do meu irmão foi rir, tentando se segurar. Aí, já vi que a frase tinha sido boa. Mas ainda não tinha idéia do quanto. Depois, ele perguntou de onde eu tinha tirado aquilo. Jurei que tinha sido da minha cabeça. E, de fato, tinha. Mas ele insistiu, falando que era impossível eu ter elaborado aquilo. Cada insistida indignada dele era mais munição para mim.

Porque ele acabou se convencendo que a frase tinha sido minha. Só que já era tarde demais para não gostar dela. Ele já tinha deixado claro que o autor da frase era, sim, um gênio. Eu! E, o melhor de tudo, meu nome não cabia na rima. Não dava nem para revidar. Nem o dele, é verdade. Mas tirando o “r” do fim, sim.

Esses versinhos se tornaram símbolo da minha superioridade intelectual. Ícone do meu humor mais rebuscado (que o dele, pelo menos).

Não tem como explicar. São coisas que simplesmente se estabelecem entre irmãos. Aquela frase era muito engraçada, humilhava de certa forma e tinha referências ótimas. Também não me interessava muito explicá-la. O que importava era que EU a tinha dito.

Esses versos (será que dá caldo para uma música?! Repente talvez!) me renderam muitas vitórias em discussões bobas entre irmãos. Não importava o motivo. Desde o canal que íamos assistir até onde íamos passar as férias, um bom

"Pirilampo e Saracura
Vito é feio e não tem cura"


colocado na hora certa o desmoralizava e encerrava o assunto. Eu me favoreci desse trunfo até, até...tá! Eu ainda uso vez ou outra, quando apelar é necessário.

*

Se a temperatura da Gávea estiver abaixo de 20 graus antes das 8h da manhã é permitido ficar na cama até as 10hs. Se meu ex-colega inaciano me prometer que vai se empenhar para aprovar essa lei, juro que voto ele. Faço até campanha! Com ou sem churrasco-comício.

*

Leandro, você anda lendo esse blog na moita?

4 comentários:

Faber disse...

Não lembro de nenhuma frase desmoralizante que eu tenha criado para meu irmão. Nenhuma digna de lembrança, pelo menos. Mas lembro que adorava propôr que brincássemos de Cavaleiros do Zodíaco. Ele sempre topava. E aí eu tinha como enchê-lo de porrada dentro de algum contexto que me fornecesse um álibi.

Anônimo disse...

Eu?

André Lima disse...

A-há! Eu sabia...

O engraçadinho acha mesmo que eu ia cair nessa...prova que vc é vc que eu quero ver..

Unknown disse...

cara, eu adorei isso.